Balanço, Demonstrativo de Resultados de Exercícios (DRE), Razão, diário, com tantos livros fiscais existentes e a nossa legislação sendo tão complicada – e conflituosa em si – como ter a certeza que todas as obrigações com o Fisco estão sendo atendidas pelos serviços contratados com as contabilidades?

E não se engane, isso é sim um problema do empresário lotérico, afinal todo assunto que envolve a atividade da sua empresa é dever do dono, sócios e administradores cobrar, conferir e analisar.

Porém como sabemos que a atividade lotérica requer muito tempo, sendo no controle dos Caixas, organização de vendas e metas para os colaboradores, controle das Contas 003 e 043, verificação das Retiradas de Carro Forte e demais operações diárias, resolvemos iluminar os caminhos, gerando uma lista dos principais relatórios que o Empresário Lotérico deve solicitar a sua contabilidade.

A MINHA LOTÉRICA PRECISA MESMO DISSO?

Images - Contabilidade em São Paulo - SP | Paulo Santana Contábil

Vale conferir um pouco do que a Legislação Federal tem a dizer sobre o assunto:

Lei 10.406/2002 (Novo Código Civil), art. 1.179   – O empresário e a sociedade empresária são obrigados a seguir um sistema de contabilidade, mecanizado ou não, com base na escrituração uniforme de seus livros, em correspondência com a documentação respectiva, e a levantar anualmente o balanço patrimonial e o de resultado econômico.

Lei complementar 123/2006, art. 27 – As microempresas as empresas de pequeno porte optantes pelo Simples Nacional poderão, opcionalmente, adotar contabilidade simplificada para os registros e controles das operações realizadas, conforme regulamentação do Comitê Gestor do Simples Nacional.

Resolução 10/2007 do Comitê Gestor Simples Nacional, art. 3º – As ME e as EPP optantes pelo Simples Nacional deverão adotar para os registros e controles das operações e prestações por elas realizadas…§ 3° A apresentação da escrituração contábil, em especial do Livro Diário e do Livro Razão, dispensa a apresentação do Livro Caixa. (Incluído pela Resolução CGSN n° 28, de 21 de janeiro de 2008).

Resumindo, todas as empresas devem fazer a devida escrituração contábil dos seus livros e relatórios contábeis.

DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS OBRIGATÓRIAS.

Abaixo listamos os principais demonstrativos financeiros e suas obrigatoriedades:

Sem Título2 - Contabilidade em São Paulo - SP | Paulo Santana Contábil

Vale lembrar que os demonstrativos, quando obrigatórios, devem constar duas colunas de forma comparativa, com os valores do ano (período vigente) e ano anterior, seguido dos valores correspondentes de cada exercício.

Em caso de dúvidas entre em contato conosco pelo nosso Chat Online, estamos sempre á disposição para proporcionar ao empresário lotérico a melhor experiencia na Gestão do seu negócio.